29 de setembro de 2014

CARBOIDRATOS: "TO BE OR NOT TO BE"?

CARBOIDRATOS: "TO BE OR NOT TO BE"?
Os carboidratos, também chamados de compostos de glicose ou açúcares são vilões ou não são? São na verdade a fonte primária de energia para todo o corpo, tanto para as funções vitais quanto para o movimento físico e o de pensar. A ingestão insuficiente de carboidratos causa prejuízos sérios ao sistema nervoso central, leva ao catabolismo com perda às custas tanto de massa gorda J quando de massa magra L e te deixa com mau-hálito acético, depressivo e mal-humorado.
Então responda-se: vale a pena reduzir drasticamente o consumo de carboidratos??? Não, não vale! Vale sim a pena saber escolher o tipo certo e saudável de carboidratos e consumi-los sempre sem exageros, em doses homeopáticas, ao longo do dia a fim de manter seus níveis de energia, preservar a sua musculatura (faça também exercícios para isso acontecer de verdade!) e assegurar a integridade do maior comandante de todo o seu corpo: o SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 
O cérebro não acumula glicose. Portanto, você precisa comer um esqueleto de carbono de 3 em 3 horas para não degenerar seus pensamentos, seu rendimento, sua memória, seu humor e todas as suas funções vitais. Aliás, tirar o carbo da dieta ajuda a perder mais peso, todavia peso em água, massa muscular e gordura. Legal, né? SQN!!!! E ainda escorrega o seu metabolismo tão para baixo que com a mesma velocidade que houve a perda de peso, haverá o reganho.
Se a sua ideia é emagrecer o máximo de massa gorda e o mínimo de massa magra - e eu espero que seja - e, o mais importante, ao fim do processo manter o peso perdido sem achá-lo novamente, então coma carboidratos que saciam e são ricos em FIBRAS, conhecidos como carboidratos de baixo índice glicêmico ou CARBOIDRATOS DO BEM!
Saiba aqui as melhores e as piores fontes de carboidratos: de um lado o maior vilão – O AÇÚCAR, CEREAIS E FARINHAS REFINADAS que somados formam a gang dos CARBOJUNKS. E do outro lado o mocinho e a mocinha dos carbonos – o casal INTEGRAIS & MULTIGRÃOS gerando as FIBRAS!
*CARBOS DO BEM

*CARBOS DO MAL

Um comentário: